Economia

Carteira de investimentos do Fundo Soberano rende quase 10% em 2024

Publicado

em

A carteira de investimentos líquidos do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), registou em 2024, uma rentabilidade de 9,5%superando a meta projectada de 5%.

De acordo ainda com a nota da instituição, o resulta foi impulsionado por exposições estratégicas em tecnologia, serviços financeiros, telecomunicações e indústria, maioritariamente alocadas na América do Norte.

O Fundo Soberano de Angola diz ainda que “manteve alocações em títulos de renda fixa de elevada qualidade de crédito, emitidos por governos e corporações do G7, num pleno sinal de reforço da estabilidade da carteira,

A nota da instituição sinaliza ainda que “esta carteira foi mantida de forma activa e diversificada, com maior parte dos recursos alocados a quatro gestores externos de referência global, a citar, Ninety One UKLimited, Oaktree Capital Management (UK) LLP, Wastern Asset Management Company Limited e Alliance Bernstein Limited (AB)”.

O economista José Lumbo disse esta segunda-feira, 15, à Rádio Correio da Kianda, que este crescimento representa uma performance positiva da gestão dos activos, é fruto de um excesso de 4,4%, o que acaba por dar maior robustez patrimonial e a receita indirecta ao Orçamento Geral do Estado (OGE).

Para o especialista, os dados representam ainda o reforço da poupança pública, proporcionando uma redução da pressão em termos da carteira da divida pública, o que em certo ponto melhora a credibilidade fiscal.

José Lumbo afirmou ainda que o crescimento reforça a capacidade do país de enfrentar choques externos.

O economista defende igualmente a necessidade de o Fundo Soberano de Angola, trazer projectos estruturantes com objectivo de garantir o desempenho do país.

Quanto a perspectivas para e médio prazo, o Fundo Soberano de Angola dará continuidade e estratégia defina para o quinquénio 2024-2028, com foco na diversificação de activos e na maximização de retornos sustentáveis.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version