Connect with us

Cultura

Carnaval de Luanda avaliado em 180 milhões de Kwanzas

Angop

Published

on

A Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) estipulou um orçamento de 180 milhões de Kwanzas para a realização do Entrudo na capital angolana, em 2020.

O valor em causa servirá para apoiar os grupos, tendo em conta a aquisiçãoo de material, e para os prémios destinados aos cinco primeiros colocados nas três classes ( A e B, em Adultos, e infantil).

Os desfiles do Carnaval de Luanda marcados para os dias 22, 23 e 25 na Nova Marginal vão contar com a participação de 44 grupos, sendo 13 da classe A, 16 na classe B (adultos), e 15 na categoria infantil.

De acordo com o secretário-geral da APROCAL, António de Oliveira Delon, em declarações à ANGOP, a expectativa é de se ter um Carnaval a altura dos 45 anos de independência nacional.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos,  Manuel Gonçalves, afirmou que os valores estão assegurados.

O responsável explicou que o Ministério da Cultura apenas subsidia os grupos e estes são sempre aconselhados a procurar parcerias para acautelar a questão financeira.

Para Manuel Gonçalves, os colectivos carnavalescos devem criar mecanismos de sustentabilidade para se fortalecerem.

Como exemplo apontou os grupos União Kiela, União Recreativo do Kilamba, União Njinga a Mbande que têm estado a se organizar antecipadamente por perceberem como deve funcionar os grupos carnavalescos.

Reiterou a necessidade de pautarem pela qualidade de enredo, indumentária, pontualidade, organização como forma de demonstrarem um festival adequado.

O título na classe A está em posse do União Recreativo do Kilamba.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania