Connect with us

Educação Financeira

Carnaval 2023 na sua vida

Published

on

Pela primeira vez em 3 anos e de forma presencial, Angola e quase o mundo inteiro, vai festejar neste fim-de-semana prolongado de Fevereiro, de 18 a 21, inclusive, devido à pandemia do Covid 19, que fez encerrar os países e as economias, logo a maior festa popular no nosso país também foi afecta. Em 2021 e em 2022 houve Carnaval com desfiles online.

Brinque, mascare-se, divirta-se. esteja com quem mais ama, mas lembre-se disto:

1- Na semana passada houve o dia de São Valentim, o dia dos namorados e provavelmente já investiu dinheiro. Esse dinheiro já pode ter destabilizado as suas finanças. Agora, se volta a gastar dinheiro numas mini-férias com pagamento de alojamento, refeições, festas de Carnaval, pode ser que na “Quarta-feira de Cinzas” (dia a seguir ao Carnaval ou Entrudo), pode acordar para uma situação financeira calamitosa. O mês de Fevereiro tem 28 dias (nos anos comuns e 29 dias nos anos bisextos) e ainda falta muito para o mês chegar ao fim.

2- Beba com moderação. Pense que se vai conduzir, não deve beber. Se for apanhado pela Polícia Nacional com mais de 1,2 mg de alcóol no sangue, vai ser detido e terá um julgamento sumário. A sentença normalmente é um pagamento próximo dos 200.00 Kz.

3- Não consuma drogas. O país acordou para este flagelo e nas festas de gente abastada, cocaína é algo banal. A droga é uma «droga». Destroi o corpo, a mente e Vidas.

4- No dia de Quarta-feira é dia de trabalho. Os patrões e as chefias não irão perdoar os funcionários faltosos. Se assim acontecer consigo, o seu salário será ainda mais baixo em valor e Março tem 31 dias

5- Se foi fazer uma viagem de carro para uma província, conduza de forma responsável e em segurança. Verifique as condições do carro, a carga que leva no mesmo, não conduza sob condição de excesso de cansaço ou sono. Se ficar cansado/o ou com sono, ligue o ar condicionado dirigido para os seus pés. Com frio nos pés, qualquer pessoa acorda. Conduza também de acordo com as condições da estrada. Mais vale um minuto na vida que a vida num minuto.

Bom Carnaval, onde quer que esteja.
Para o ano há mais Carnaval e mais folia.