Connect with us

Desporto

Carlos Morais fora da pré-selecção para o mundial de basquetebol

Published

on

O extremo-base do Petro de Luanda Carlos Morais é a ausência notável da pré-selecção sénior masculina de basquetebol, divulgada este sábado, para o campeonato do mundo, a disputar-se este ano na Ásia.

Na lista, publicada na página do Facebook da Federação Angolana de Basquetebol, a ausência do jogador era previsível dada a polémica envolta da sua não integração no conjunto que disputou o passe para o mundial, a decorrer de 25 de Agosto a 10 de Setembro nas Filipinas, Indonésia e Japão.

O treinador evocou, na altura, a indisponibilidade apresentada pelo capitão do Petro de Luanda em outras convocatórias, desde 2021, para deixa-lo de fora na derradeira fase qualificativa, disputada em Luanda, despoletando reacções de desagrado por parte do atleta nas redes sociais.

De 36 anos de idade, até então, Morais tem sido dos mais regulares nas selecções nacionais, sendo que sua ausência, outra vez, é igualmente justificada pela equipa técnica e direcção da federação, como sendo consequência da renovação que se efectua no conjunto nacional.

Existem outros nomes de referência do basquetebol que também não integram a convocatória de Pepe Clarós, como Jone Pedro e Yanick Moreira.

Entre as novidades, destaque para a integração de Agnaldo Neto, internacional Sub-18, 1.87m, que evolui na Academia da NBA África, no Senegal.

Convocados:

BASES – Childe Dundão e Gerson Domingos (ambos do Petro de Luanda) Dimitri Makonda (Sangalho Desporto Clube-Portugal) e Aguinaldo Neto (Academia da NBA África)

EXTREMOS BASE – Gerson Gonçalves (Petro de Luanda), Milton Valente  (1.º de Agosto), Hélder Neto (Paços de Arco) e Danilson Francisco (Electro FC)

EXTREMOS – Leonel Paulo (Sangalhos-Portugal), António Monteiro (Sporting de Portugal), Gerónimo Luís (Sangalhos), Eduardo Francisco (Sport Lisboa e Benfica), Wilson Ambrósio (Interclube) e Marco Bala (Zetro Basket)

POSTES – Bruno Fernando (Houston Rockets, NBA), Aboubakar Gakou (Petro de Luanda), Sílvio Sousa (Chorale Roanne-França), João Fernandes (Sporting de Portugal), Jilson Bango (Lowen Braunscheig-Alemanha), Aldemiro João (Petro de Luanda), Kevin Kokila (JL Bourg Basket-França), Cleusio Castro (Sangalhos Sport Clube) e Teotónio Dó (Petro de Luanda).

Por Angop