Connect with us

Destaque

Capital da Índia envolta em nuvem com níveis perigosos de poluição

Redação

Published

on

índice de qualidade do ar divulgado pelas autoridades atingiu níveis sete vezes superiores aos valores que a Organização Mundial de Saúde considera como prejudiciais.

Com a aproximação do inverno, é comum que zonas do norte da Índia fiquem cobertas por uma espessa mistura de fumo e nevoeiro (‘smog’), causada por pó, queima de plantações, emissões de fábricas e queima de carvão e de pilhas de lixo, uma forma de a população mais pobre se aquecer.

Nos últimos dois anos, Nova Deli foi considerada uma das cidades mais poluídas do mundo.

Hoje, muitas pessoas tapavam as caras e os narizes com lenços para se tentarem proteger e a intensidade do nevoeiro impedia a visibilidade a mais de 200 metros.

O governante da capital indiana, Arvind Kejriwal, pediu o encerramento das escolas.

A Associação Médica Indiana alertou que a cidade se encontra numa situação de “emergência de saúde pública” e apelou às autoridades para encerrarem as escolas e impedirem desportos e outras atividades ao ar livre nas escolas.

Os médicos também advertiram que a meia maratona de Deli, marcada para dia 19, poderá prejudicar os participantes, porque a qualidade do ar é pior durante a manhã, quando a corrida está prevista.

A má qualidade do ar é particularmente perigosa para os idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias. A exposição constante à poluição também reduz a função pulmonar em adultos saudáveis, ao longo do tempo.

De acordo com um relatório, publicado recentemente na revista científica Lancet, uma em cada quatro mortes prematuras em 2015 – cerca de 2,5 milhões de pessoas – foram causadas pela poluição.

Nova Deli tem procurado aplicar medidas para controlar a poluição, nos últimos dois anos, entre as quais restrições às emissões dos veículos e de fábricas e redução do número de carros nas estradas. Mas tem sido mais difícil impor regras sobre a queima de plantações e de lixo e sobre poeiras causadas por obras.

Kejriwal pediu o apoio dos Estados vizinhos de Punjab e Haryana para que acabem com a queima de plantações, mas sem grandes resultados.

“Todos juntos conseguimos encontrar uma solução para isto”, disse, numa mensagem na rede social Twitter, acrescentando que a cidade se transforma numa “câmara de gás durante quase um mês” todos os anos.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (17)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (20)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (72)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (12)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação