Connect with us

Politica

Candidatura de Rául Danda e Adalberto da Costa Júnior em risco de serem “chumbadas”

Redação

Published

on

- Design sem nome 48 - Candidatura de Rául Danda e Adalberto da Costa Júnior  em risco de serem “chumbadas”

Segundo o porta-voz do congresso, Rúben Sicato,  os pré-candidatos Rául Danda e Adalberto da Costa Júnior ainda não apresentaram os requisitos exigidos para concorrer à presidência da UNITA.

Raul Danda, tem oito dias para confirmar a sua militância na UNITA durante 15 anos sem nenhuma interrupção, face aos estatutos do partido. Facto que pode complicar Danda, pelo facto do mesmo ter interrompido durante um período a sua militância na UNITA e traido a UNITA em 1992, com um video emitido pela TPA onde atacava o líder fundador da UNITA, confidenciou ao Correio da Kianda uma fonte do Galo Negro.

“Raúl Danda interrompeu durante um período a sua militância na UNITA, e foi protagonista da traição que contribuiu para  a UNITA perder as eleições em 1992. “, disse a fonte.

Quanto ao Adalberto da Costa Júnior, a comissão de mandatos decidiu, igualmente, que  confirme, com provas, num período de três dias, a renúncia da sua nacionalidade portuguesa para poder concorrer à liderança da UNITA. Facto que será difícil para Adalberto da Costa Júnior provar com documentos, pelo facto de ter feito o pedido de renuncia da nacionalidade portuguesas a pouco mais de dois meses, e a resposta normalmente sai em seis meses. disse a fonte te temos vindo a citar.

Segundo Rúben Sicato, nenhum candidato pode possuir dupla nacionalidade, já que o presidente do partido é automaticamente o cabeça de lista às eleições presidênciais, o que impede um estrangeiro governar o país.

Entretanto, o Comité Permanente indicou a deputada Albertina Ngolo para ocupar interinamente o cargo de presidente do grupo parlamentar do partido, em função da candidatura de Adalberto da Costa Júnior à liderança do partido.

Alcides Sakala Simões, Abílio Kamalata Numa e Estêvão Pedro Kachiungo estão aptos para concorrer à liderança da UNITA, durante o XIII congresso desta formação política marcado para os dias 13 e 15 de Novembro. A informação foi avançada esta sexta-feira, em Luanda, pelo porta-voz do congresso, Rúben Sicato, no final da reunião extraordinária do Comité Permanente do partido.

O XIII Ordinário da UNITA realiza-se sob o lema “Patriotismo, Coesão e Cidadania”.

Advertisement

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (306)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (16)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (18)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (70)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (11)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação