Connect with us

Sociedade

Candidatos não apurados no concurso público do MINSA questionam critério de selecção

Published

on

Centenas de jovens que concorreram ao concurso público do Ministério da Saúde e tiveram notas superiores a 14 valores questionam ao MINSA o critério de selecção para o apuramento de candidatos.

“Obtive 14 valores, infelizmente, não fui admitido. Porém, um outro colega meu da mesma carreira teve 11 valores e foi apurado. Que critério o MINSA usou?”, questiona um dos concorrentes que denunciou o caso ao Correio da Kianda.

A onda de descontentamento após a divulgação dos resultados definitivos do concurso público realizado em finais do ano passado pelo Ministério da Saúde é enorme. Os candidatos relataram ao Correio da Kianda que face a não percepção dos critérios usados pelo MINSA, ponderam realizar uma manifestação a fim de pedirem um esclarecimento por parte da instituição.

“Não temos uma outra alternativa se não recorrermos a manifestação e exigirmos do MINSA que nos esclareçam qual foi o critério de selecção, uma vez que há entre nós jovens que obtiveram notas altas, mas não foram admitidos e outros com notas inferiores admitidos. Não estamos a perceber”, disse, Henriqueta da Costa.

Uma outra candidata é Conceição André, que teve 14 valores na carreira de enfermagem, porém, disse acreditar que em Angola, mesmo com o sistema informático nos concursos, ainda existe um nível de corrupção acentuado e não acredita que um dia essa prática venha acabar.

“Estou desiludida, sou jovem, formada em enfermagem, o meu sonho é contribuir nos cuidados e cura dos meus irmãos angolanos e não só, porém, a corrupção está a matar o meu sonho e mesmo com os tais sistemas informáticos parece que a prática só tende a piorar”, disse, em lágrimas, Conceição.

No documento do MINSA que o Correio da Kianda teve acesso relactivamente aos critérios de apuramento dos candidatos, o Ministério diz que as vagas foram ocupadas de acordo com a nota mais alta, número de vagas, especialidades com maior necessidade no sector.

Uma informação que os candidatos afirmam não ser verdade, uma vez que contradiz com aquilo que são os resultados publicados.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. DOMINGOS KUKIHA

    15/03/2023 at 6:30 pm

    É TAO TRISTE NUM PAÍS QUE DIZ ESTAR BEM DESENVOLVIDO MAS AINDA AS PRÁTICAS DE CORRUPÇÃO,ESTAO MAIS ELEVADAS E MUITO ACENTUADAS.EU FIZ PARTE DO EVENTO,CONCORRI NA CATEGORIA DE APOIO HOSPITALAR COMO SECRETARIO CLINICO.MAS QUE ME FAZ CONFUSAO É QUE O MEU COLEGA QUE TEVE 10 VALORES FOI ADMITIDO ,MAS EU COM OS 12.4 NAO FUI .O QUE ME FAZ CONFUSAO É QUE O MINSA TEM DE CHEGAR AO PUBLICO,EXOLICAR O CRITERIO DE SELEÇÃO QUE UTILIZOU ,E FAZER NUM RÁPIDO POSSIVEL A CONVOCAÇÃO DE UM OUTRO CONCURSO PARA QUE ESSES QUE FICARAM COM ESSAS POSITIVAS SEJAM ENWUADRADOS,MAS QUE SEJA SOMENTE PARA OS QUE JA CONCORRERAM ,E NAO PARA OS NOVOS PORQUE SE NAO,O GOVERNO VAI PERDER POR TOTAL,A CREDIBILIDADE.NAO DEVEM CONSERVAR PARA VIREM UTILIZAR NA PROXIMA CAMPANHA ELEITORAL,É UM JOGO QUE NAO TERÁ ÁRBITRO E NEM TERÁ FUNDAMENTI PARA NENHUM EFEITO.

    O MPLA TEM DE SABER QUE A PERCENTAGEM MAIOR DA POPULAÇÃO ANGOLANA É A CAMADA JOVEM,E SE OS JOVENS SEREM FUSTRADOS ASSIM ,NEM O JLO TERÁ PERNAS PARA ANDAR E NEM A SUA GUARDA PRESIDENCIAL TERÁ SUCESSO.

    COM POSITIVAS NAO SE REPROVA.SOMOS TODOS FILHOS DESTA PÁTRIA,QUEREMOS A JUSTIÇA.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *