Connect with us

Politica

Candidatos a liderança da UNITA em debate hoje

Redação

Published

on

candidatos a liderança da unita em debate hoje - 09 40 10 1570526931 candidatos - Candidatos a liderança da UNITA em debate hoje

Os cinco candidatos à liderança da UNITA participam, na noite de hoje, na TV Zimbo, no programa “Debate Livre”, em que terão a oportunidade de apresentar os manifestos eleitorais.

O debate, que acontece depois do Jornal da Noite, é aguardado com bastante expectativa, sobretudo pelos delegados ao XIII Congresso Ordinário da UNITA, a quem caberá a responsabilidade de eleger o sucessor de Isaías Samakuva na liderança do maior partido da oposição.

Os candidatos são todos figuras de proa do partido.

Trata-se do vice-presidente cessante, Raul Danda, o deputado e porta-voz do partido, Alcides Sakala Simões, o presidente do grupo parlamentar, Adalberto Costa Júnior, o 1º vice-presidente da bancada, Estêvão José Pedro Kachiungo, e o general na reserva e antigo secretário-geral, Abílio Kamalata Numa.

Alcides Sakala, o mais velho entre os candidatos, com 66 anos, é tido como o candidato da continuidade, tendo em conta o facto de a maior parte dos apoiantes serem membros da direcção cessante, entre os quais familiares do fundador do partido.

Entre os filhos de Jonas Savimbi, Tão Kangajo e Joss Savimbi são os rostos mais
visíveis na campanha de Sakala, o último no boletim de voto.

Mas não é apenas Sakala quem tem familiares de Savimbi entre os apoiantes. Adalberto Costa Júnior, nº 3 no boletim, além do apoio de alguns veteranos do partido, como Samuel Chiwale e Ernesto Mulato (só para citar estes), tem, igualmente, consigo Esmael Seteko Sakaita Savimbi e Luyana Ginga Sakaita, que, recentemente, desafiou a UNITA a mostrar que combate o racismo elegendo como presidente Adalberto Júnior, que, tal como ela, é mestiço.

Na luta pela liderança está, também, o general na reserva Abílio Kamalata Numa, que, tal como José Kachiungo, concorre pela segunda vez à liderança da UNITA, mas desta vez sem a concorrência de Samakuva. Kachiungo, o mais jovem entre os candidatos, com 56 anos, é o nº 1
no boletim e Numa é o 4.

Não menos importante, está, igualmente, na concorrência Raul Danda, nº 2 no boletim, que apontou o facto de ter atingido a vice-presidência do partido como uma das vantagens para a sua eventual eleição ao mais alto cadeirão
do partido.

C/ JA

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (16)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (18)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (71)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (11)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação