Connect with us

Politica

Candidata da Tanzânia é a nova presidente da União Interparlamentar

Published

on

Tulia Ackson, a candidata da Tanzânia, é a nova presidente da União Interparlamentar, eleita há instantes em Luanda para dirigir os destinos desta organização mundial, nos próximos três anos.

A nova presidente da UIP concorreu no pleito eleitoral, que decorreu à margem da 147ª Assembleia da União Interparlamentar, com as candidatas Adji Kanoute (Senegal), Catherine Hara (Malawi) e Marea Hagi (Somália).

Tulia Ackson, que venceu com 172 votos é a primeira mulher africana na presidência da UIP.

Lembrar que Tulia Ackson, sucede o português Duarte Pacheco, o presidente cessante da UIP, organização fundada em 1889, uma das mais antigas do mundo e, actualmente, conta com mais de 46 mil deputados de 179 parlamentos nacionais, promovendo a paz e a democracia.

Os parlamentares do mundo inteiro defenderam, ontem, durante a sessão de Debate Geral, enquadrada na 147ª Assembleia da UIP, o cumprimento escrupuloso do ponto 16 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que insta os 193 países-membros das Nações Unidas a promoverem a paz e sociedades inclusivas, acesso à justiça e construção de instituições efectivas, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

Acompanhe em directo na Rádio Correio da Kianda, às 15h e 19 horas a cobertura completa da 147ª Assembleia da União Interparlamentar.