Sociedade
Cancro de mama: candidato à liderança da JMPLA alerta sobre importância da prevenção
O candidato à liderança da JMPLA, Adilson Hach, chamou a atenção este fim-de-semana, para a importância de as mulheres se prevenirem contra o cancro de mama.
Segundo dados do Instituto Angolano de Controlo do Cancro, entre 2020 e 2022, foram registados no país um total de 959 novos casos da doença e, deste número, 646 mulheres acabaram por morrer.
“Gostaríamos de apelar a todas as mulheres, sobretudo a jovem mulher, para o teste voluntário, para o despiste da doença e, assim, evitarmos consequências maiores. O nosso muito obrigado! De jovem para jovem, estamos juntos!”, disse.
Num vídeo posto a circular nas redes sociais, Adilson Hach agradeceu à Administração Municipal de Luanda, na pessoa da Administradora Municipal Milca Caquesse, pelo convite para participar na Caminhada Outubro Rosa.
“O cancro de mama é uma doença perigosa, silenciosa, que mata muitas mulheres, independentemente da sua condição social”, alertou Hach, que concorre à liderança da JMPLA, em eleição a decorrer no IX Congresso da juventude do partido no poder, aprazado para os dias 21, 22 e 23 de Novembro
O Outubro Rosa é uma campanha de consciencialização que tem por objectivo alertar a sociedade para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama e, mais recentemente, sobre o cancro do colo do útero e da próstata.
De recordar, que no último sábado, Adilson Hach elencou como bandeiras a redinamização das estruturas da organização juvenil do seu partido e intensificar o papel da JMPLA na construção da sociedade angolana.
Membro activo da JMPLA, desde 2015, Adilson Hach tem um trajectória marcada pela dedicação ao associativismo juvenil e pela sua postura cívica perante os desafios da província do Namibe, tendo um percurso político centrado na defesa dos interesses e direitos da juventude da região.