Sociedade
Camponeses do Cuchi instados a diversificar a produção no campos
O administrador do município do Cuchi, província do Cuando Cubango, Severino Sawanda, disse este sábado, 09, que, a dinamização da agricultura familiar está entre as suas prioridades.
Falando durante o acto de entrega de imputes agrícolas aos camponeses associados daquela parcela do território angolano o governante assegurou que o seu pelouro vai fazer chegar às comunidades nos próximos dias mais meios para potencializar a produção no campo.
Severino Sawanda, sublinhou que os desafios passam pela produção que permita que, nos próximos tempos, as pessoas saiam de outras localidades do país para comprar comida na sua jurisdição, mas para isso, diz ser necessário o envolvimento de todos nessa missão.
“Angola decidiu, pela liderança do presidente João Lourenço, que a produção deve ser interna, então, aqui nós somos todos chamados, somos todos convocados a trabalharmos para a execução efetiva desse programa”, disse.
Sawanda, apelou os agricultores a diversificarem a sua produção, de modos a tornar o município autossustentável no que diz respeito aos produtos do campo.
“Nós podemos diversificar a nossa produção com as hortícolas e ainda com a produção de carne, hoje nós temos um município que produz pouca carne, nós não conseguimos comprar com muita facilidade aqui uma galinha, mas os nossos pais, as nossas mamães, depois desse passo, acho que vamos conseguir ter nos próximos tempos”, concluiu.
O município do Cuchi tem 10 621 km² e cerca de 42.987 mil habitantes. É limitado a norte pelos municípios de Chitembo (Bié), a leste pelo município de Menongue, a sul pelo município de Cuvelai (Cunene), e a oeste pelo município do Cuvango (Huíla).
Potencialmente agrícola, o Cuchi constituído pela comuna-sede, Cutato, Chinguanja e Vissati.