Connect with us

Angola que dá certo

Campanha “Saúde à porta de Casa” atende 20 mil pessoas em Cacuaco

Published

on

Um total de 20 mil cidadãos do município de Cacuaco foram atendidos esta sexta-feira, 3, por médicos e enfermeiros de diversas especialidades, dentro da campanha “Saúde à porta de casa”, de iniciativa da Direcção Provincial de Saúde de Luanda.

No decorrer da campanha, os munícipes foram diagnosticados com patologias como malária, hipertensão, diabetes, má nutrição e outras. Os pacientes com enfermidades leves receberam orientações e medicamentos no local. Entretanto, as mais complexas foram encaminhadas para as unidades de referência de Luanda.

O director provincial da Saúde, Manuel Varela, após os trabalhos, disse à imprensa que a equipa médica atendeu pacientes dos bairros Retranca, Campo das Mangueirinhas, Malueca, Maria do Céu, 1º de Maio, Campo da Antena, Deolinda Rodrigues, Kikolo e Havemos de Voltar.

Manuel Varela fez saber ainda que a campanha surge para acudir a população carente, bem como suprir a escassez de unidades sanitárias em algumas zonas recônditas da capital.

Por outro lado, a directora municipal de Saúde de Cacuaco, Carla Fortes, agradeceu o gesto da direcção provincial da Saúde de Luanda e avançou que o seu município conta com vinte unidades de saúde, entre as quais um hospital, 13 postos e seis centros de saúde.

Participaram da campanha 250 profissionais de saúde, que incluiu os serviços de saúde mental, vacinação integrada, fumigação intra e extra-domiciliar, luta anti-larval, rastreio nutricional e educação para a saúde.