TRANSPORTES
Caminhos-de-ferro de Angola terão mais de 50 novas composições
Mais de 50 novas carruagens dos Caminhos-de-ferro de Angola entram em circulação nos próximos dias, para reforçar a capacidade de transportação de pessoas e bens nos Caminhos de Ferro de Luanda, de Benguela e Moçamides. A informação foi tornada pública nesta quinta-feira, 14, durante a cerimónia de encerramento da primeira fase do curso intensivo para o assesguramento da circulação das DMU´s, no Centro de Formação do MINTRAS, em Catete.
São mais de 50 agentes ferroviários que receberam os seus diplomas de formação depois de concluído o período de formação nas especialidades de máquinistas, mecânicos, electricistas, no âmbito do contrato estabelecido entre o Estado angolano e a empresa Zagop que forneceu os meios, com a missão de assegurar o funcionmento das 50 novas composições ao serviço das três empresas ferroviárias do país.
A Directora do Gabinete dos Recursos Humanos do Ministério dos Transportes (MINTRANS), Paula Araújo, que presidu ao acto em representação do Secretário de Estado dos Transportes Terrestes, Jorge Bengues, disse que os profissionais estarão directamente envolvidos no projecto da DMU`s, a fim de alcançarem uma visão geral do funcionamento daquelas unidades.
“As unidades irão circular nos caminhos de Luanda, Benguela e Mocâmedes” disse. Ciente de que o esforço empreendido neste projecto será frutífero, a responsável do Gabinete dos Recursos Humanos do Minstério dos Transportes adiantou por outro lado, que o seu pelouro dá por aberto outro ciclo de acções formativas a interessados que estejam devidamente indicados para o efeito.
O Director Geral do Instituto Nacional dos Caminhos-de-Ferro de Angola espera que as avalições quantitativas e avaliativas submetidas aos formandos se venham reflectir positivamente na prática. “Os agentes são agora os pioneiros da conservação destes equipamentos, bem como os transmissores de conhecimento para os demais” enfatizou.
Os mais de 50 técnicos formados em 20 dias por especialistas vindos de Portugal e China receberam instruções para colocar em funcionamento, pela primeira vez em Angola, as unidades compactas automotoras.
Estiveram presentes na vila Catete, para a cerimónia oficial de encerramento do curso intensivo de agentes ferroviários, o Director Geral do Instituto Nacional dos Caminhos-de-Ferro de Angola, Manuel Kanda Kanda, a Administradora Municipal de Icolo e Ibengo, Humberta Paixão, o Director Geral da Zagop, Guilherme de Sá, bem como responsáveis dos diferentes escalões do Ministério dos Transportes e das empresas públicas ferroviárias.