Sociedade
Campanha de vacinação contra poliomelite começa em Novembro
As províncias de Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, Cunene, Cuando Cubango, Moxico, Malanje, Huíla, Huambo e Namibe vão realizar, no mês de Novembro do ano em curso, a campanha de vacinação contra a poliomielite, a informação foi avançada pela directora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas.
Dentro do seu quadro de planificação, o Ministério da Saúde, nesta segunda fase da campanha, prevê imunizar, cerca de 3,4 milhões de crianças menores de cinco anos, nas dez províncias. Helga Freitas explicou também que, durante a primeira fase da campanha de vacinação, realizada nos primeiros meses do corrente ano, foram imunizadas um total de 1.620.264 crianças menores de cinco anos.
Essa primeira fase da campanha de vacinação tinha sido realizada em apenas oito províncias do país, designadamente no Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Uíge e Zaire.
Quanto à pólio, particularmente, a directora nacional frisou que Angola eliminou a circulação do vírus selvagem da doença, há 11 anos, com a notificação do último caso positivo, no dia 7 de Julho de 2011, no município de Quimbele, província do Uíge.
“Mas, foi apenas, em Novembro de 2015, que o país foi considerado livre da poliomielite selvagem, altura em que o Comité Regional Africano de Erradicação da doença entregou-nos o Certificado Intencional de Eliminação da patologia, que causou paralisia a milhares de crianças em todo o mundo”, realçou.