Conecte-se agora

Mundo

Cai popularidade de Bolsonaro

Redação

Publicados

on

- Bolsonaro na Casa Branca - Cai popularidade de Bolsonaro

A aprovação do presidente Jair Bolsonaro caiu 16 pontos nos primeiros três meses de governo, de 67% para 51%, enquanto a desaprovação subiu de 21% para 38%, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

O índice de confiança no presidente caiu de 62% em janeiro para 49% em março, e 44% dos entrevistados declararam não confiar no presidente, contra 30% há três meses, segundo pesquisa do instituto Ibope.

A queda pode estar relacionada, segundo o analista político André César, da consultoria Hold, aos escândalos que agitaram os primeiros meses de governo, incluindo a questão das candidatas “fantasmas” para o recebimento de fundos de campanha.

“O governo não disse ao que veio, o governo não começou. Não entrou em campo ainda”, opinou César.

Bolsonaro, que assumiu a presidência no dia 1º de janeiro, foi eleito com 55% dos votos válidos pelo Partido Social Liberal (PSL), contra 45% para Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT).

– 34%: a aprovação do governo –

O índice de 51% de aprovação revelado nesta quarta-feira se refere à atuação do presidente, mas a avaliação positiva do governo é de apenas 34%, contra 49% no início do mandato, segundo o Ibope, que entrevistou 2.002 pessoas entre 16 e 19 de março.

O percentual de pessoas que consideram o governo “regular” subiu de 26% para 34%, e os que acham o governo mau ou péssimo passaram de 11% em janeiro para 24% em março. Finalmente, 8% dos entrevistados não opinou.

Trata-se do índice de aprovação mais baixo verificado pelo Ibope nos primeiros três meses de governo em primeiro mandato desde 1995.

Em março de 1995, o total de 41% dos brasileiros aprovava a administração de Fernando Henrique Cardoso, reeleito quatro anos depois para um segundo mandato.

Em março de 2003, a pesquisa apontava que 51% aprovavam Luiz Inácio Lula da Silva, reeleito em 2010; e em março de 2011, 56% aprovavam o governo de Dilma Rousseff, sucessora de Lula, reeleita em 2014 e destituída em 2016 pelo Congresso.

 

AFP

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (220)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (12)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (58)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD