Sociedade
Cacuaco: tumulto em posto policial acaba em morte no bairro Mayombe
Um grupo de familiares de uma cidadã residente no bairro Mayombe, em Cacuaco, vandalizou um posto policial, um centro de saúde e uma escola primária da mesma localidade nesta quinta-feira, 06.
Os cidadãos recorreram de forma agressiva ao posto policial, a fim de resolver uma situação de acusação de feitiçaria, e para dispersá-los um agente da Policia fez um disparo, que atingiu mortalmente uma cidadã. Motivados pela fúria, os cidadãos pegaram pedras e paus e atiraram contra as instituições.
O Comandante Municipal do Sequele da Policia Nacional, Mateus Vasco, explicou como aconteceu o incidente:
“A população foi para o piquete do Mayombe e começou a arremessar pedras, paus, a fazer um tumulto. Lógico que a polícia para reprimir a acção teve que efectuar um disparo de dispersão e acabou por atingir uma das insurgentes, que infelizmente não resistiu aos ferimentos”, disse e aconselhou:
“A informação que temos que deixar à nossa comunidade angolana e do Icolo e Bengo é que não se pode insurgir contra os órgãos de Estado. Tudo por nada as pessoas vão a uma unidade da polícia e começam a atirar pedras e paus, esses hábitos temos que acabar”, apelou.
Já o Director do Posto Médico vandalizado, Armando Chikwamanga, informou que um dos seguranças foi atingido com um objecto na cabeça, o que levou os técnicos de saúde a abandonarem o local de trabalho para se protegerem da fúria dos cidadãos.
“Quando se deu a informação que a senhora já não tinha vida, isso criou uma situação muito grande, onde envolveu vandalismo ao centro. Os técnicos todos qu encontravam-se de serviço tiveram que fugir e esconder-se dentro da Instituição. Até o nosso segurança foi atingido com uma pedra na testa e teve que levar pontos”, explicou.