Connect with us

Sociedade

Cacuaco: onda de crimes assusta moradores dos bairros Vidrul e Waco

António Cassoma

Published

on

Na última quarta-feira, 11, um jovem de 25 anos foi brutalmente assassinado no bairro do Waco, conforme havíamos noticiado. Dois dias depois, na sexta-feira, 13, no bairro da Vidrul, mais um jovem foi morto à facada em confrontos de gangues. Na mesma noite, um agente das FAA ficou ferido em uma tentativa de assalto no mesmo bairro.

No sábado e domingo, outros dois jovens foram mortos, no bairro da Vidrul, um por um suposto agente do Serviço de Investigação Criminal (SIC), após uma tentativa frustrada de assalto e esfaqueamento a este agente do Ministério do Interior. O outro foi carbonizado (queimado) pelos populares, depois de um assalto frustrado a uma residência.

A onda de violência que atinge os bairros da Vidrul e Waco, em Cacuaco, há duas semanas não é uma novidade para administração municipal e a polícia local. De acordo com o morador Miguel Chacoma, o medo da violência vai fazendo parte da rotina dos habitantes – na última semana registou-se assaltos, sequestros e mortes nesta região.

Um outro morador disse que depois do surgimento das duas facções criminosas que hoje dominam o bairro Vidrul, identificadas por UTC e UTB, as gangues  controlam os quatros territórios (Vidrul, Mutobe, Waco e Bairro Novo) e impedem a livre circulação em algumas destas zonas. “Durante todo esse tempo, eles realizaram assassinatos que muitas vezes são vistos como ‘acertos de contas entre eles’. A maior parte desses crimes nunca foi efectivamente investigada e os culpados devidamente responsabilizados”, contou o morador sem querer ser identificado.

A situação se deteriorou a partir de 2017, após o assassinato de um dos líderes dessas facções.

Só este ano, mais de oito pessoas foram assassinadas, entre elas duas mulheres e seis homens. De acordo com os relatos da população, ouvidas pela nossa reportagem em Cacuaco, a Vidrul hoje é a zona mais perigosa deste município.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (81)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD