Sociedade
“Cacimbo exige maior atenção à saúde respiratória”, dizem especialistas
Com a chegada da época do cacimbo em Angola, profissionais de saúde alertam para o aumento de casos de doenças respiratórias, apelando ao reforço de medidas preventivas para proteger a população.
Segundo os especialistas, as baixas temperaturas e as mudanças climáticas típicas desta época favorecem o surgimento e agravamento de patologias como gripe, asma, bronquite, sinusite e outras alergias respiratórias, afectando sobretudo crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas.
Nas ruas de Luanda, vários cidadãos afirmam já sentir os efeitos do frio característico do cacimbo e dizem estar a tomar precauções para enfrentar a estação, com recurso ao uso de agasalhos e outras medidas de protecção individual.
Os profissionais de saúde aconselham ainda a população a evitar ambientes com muita poeira, reforçar os cuidados de higiene, manter o corpo devidamente agasalhado e procurar assistência médica sempre que surgirem dificuldades respiratórias ou agravamento dos sintomas.
Num contexto de maior vulnerabilidade sazonal, os especialistas reforçam que a prevenção continua a ser a principal ferramenta para reduzir os riscos de doenças respiratórias durante a época do cacimbo em Angola.
