Connect with us

Educação Financeira

Cacimbo e as doenças respiratórias

Published

on

Hoje começa oficialmente a época seca do ano, 3 meses sem chuva, chamada também de “Cacimbo”.

E o que tem de especial nesta época ? Tem a ver que a chuva para e as temperaturas descem, em alguns casos, até níveis de Europa, Argentina, sul do Brasil, África do Sul, apenas para citar alguns casos.

Eu estou a escrever este artigo no dia 15 de Maio de 2024, sendo que há vários dias estou com gripe com tosse seca e isto tem tudo a ver com esta mudança de época. Calor, ar condicionado, sol, frio, praia e/ou piscina com resfriados a seguir e originam as constipações, gripes.

Estas doenças respiratórias fazem gastar dinheiro nas farmácias e nas idas aos hospitais e clínicas. Em certas ocasiões, as pessoas não vão trabalhar e os alunos não vão à escola. São gastos e mais gastos e o rendimento pessoal ou familiar a descer por conta da necessidade de melhorar a saúde.

Para debelar uma gripe precisa de medicação tipo Paracetamol, vitaminas e isto não fica por menos de 10 a 15 000 kwanzas (fiz várias consultas de preços em várias farmácias). O custo até pode ser superior, dependendo de marcas e dosagens. Se somar a isto, chás, água que precisa beber, pastilhas ou rebuçados com menta/mentol. 20 000 Kz pode ser insuficiente.

Cuide bem de si. Previna-se. Evite ficar doente. Estar doente ou “incomodado” envolve custos extraordinários…

As melhoras para mim mesmo!!!