Connect with us

Politica

Cabo Verde recebe Biden esta segunda-feira um dia após eleições

Published

on

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, anunciou este fim-de-semana, nas suas redes sociais, um encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, esta segunda-feira, 02, na Ilha do Sal.

Biden, que terá que fazer uma escalada técnica em Cabo Verde antes de chegar a Luanda, vai reservar algumas horas para um encontro com o líder cabo-verdiano, naquela que é a primeira visita de um Presidente dos Estados Unidos a Cabo Verde.

“Os EUA acolhem a maior diáspora cabo-verdiana do mundo, uma comunidade vibrante que continua a reforçar os laços entre as duas nações. Esta visita histórica destaca também a crescente credibilidade e influência de Cabo Verde no palco mundial. Acontece na sequência do sucesso da receção do Primeiro-Ministro ao Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, no início deste ano, na cidade da Praia, consolidando ainda mais o papel de Cabo Verde como um parceiro estratégico na região”, disse.

Ontem, o Presidente cabo-verdiano apelou a uma votação expressiva nas eleições autárquicas deste domingo, 01, num discurso ao país durante o dia de reflexão que antecedeu a ida às urnas.

José Maria Neves disse, na sua intervenção, que o poder local decide sobre os aspectos mais próximos da vida quotidiana e é importante legitimá-lo com uma “massiva participação no ato eleitoral”.

“A maior ou menor comparência nas urnas determina a pujança da nossa democracia”, acrescentou, num apelo ao voto que fez pela primeira vez no papel de Presidente da República, uma vez que as mais recentes eleições realizadas no país foram as presidenciais, em 2021, que o conduziram ao lugar.

O chefe de Estado aplaudiu a campanha que terminou na sexta-feira, e decorreu de forma “ordeira” e “sem incidentes relevantes”.

A presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Maria do Rosário Pereira, referiu no mesmo dia que tudo está a postos para o dia da votação, numa conferência de imprensa em que assegurou a “integridade” do processo.

Em todo o arquipélago, há 62 listas a concorrer às câmaras municipais, entre os quais cinco movimentos de cidadãos. Cerca de 352 mil eleitores estão inscritos e a logística eleitoral vai envolver 1.079 mesas de voto.

Com Queirós Chiluvia 

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD