Ligar-se a nós

África

Cabo Verde entra em novo ciclo político a partir desta quarta-feira

Publicado

em

Cabo Verde deverá iniciar esta quarta-feira, 3, um novo ciclo político com a indigitação do novo primeiro-ministro pelo Presidente da República, José Maria Neves, na sequência das eleições legislativas realizadas a 17 de Maio.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) saiu vencedor do escrutínio, conquistando a maioria absoluta no Parlamento, o que abre caminho para a formação de um novo Governo e para a mudança na liderança do Executivo.

O PAICV, liderado por Francisco Carvalho, até então presidente da Câmara Municipal da Praia, regressa ao poder após dez anos na oposição, depois de ter sido afastado pelo Movimento para a Democracia (MpD) nas eleições anteriores.

Segundo os resultados oficiais da Comissão Nacional de Eleições (CNE), divulgados a 29 de Maio, o PAICV garantiu 37 dos 72 deputados da Assembleia Nacional, assegurando a maioria necessária para governar.

O MpD e o PAICV têm alternado na condução dos destinos do país desde a introdução do multipartidarismo em 1991, num sistema político marcado por maiorias parlamentares claras e alternância regular no poder.

A indigitação do novo primeiro-ministro deverá formalizar a transição governativa e marcar o início de uma nova etapa política em Cabo Verde, com expectativas centradas nas prioridades do próximo Executivo e na gestão dos desafios económicos e sociais do arquipélago.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD