África
Cabo Verde desce no Índice de Desenvolvimento Humano: oposição critica Governo de ignorar realidade
O relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) indica que Cabo Verde desceu quatro posições no Índice no IDH. Os dois partidos da oposição do país criticaram esta terça-feira o Governo de ignorar a realidade.
A deputada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) disse, durante uma conferência de imprensa, que perder quatro posições no Índice de Desenvolvimento Humano é um claro retrocesso nas condições de vida dos cabo-verdianos
Carla Lima referiu também que o Governo, sustentado pelo Movimento para Democracia (MpD) têm dito que o país vai bem, mas o IDH mostra o contrário.
O país está a regredir e é isso que o Governo não quer ver”, considerou, apontando que se não houver análise das condições do país para traçar políticas públicas e melhorar as condições de vida das pessoas não haverá avanços.
A deputada da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição), Zilda Oliveira, disse que embora o partido ainda não tenha analisado o relatório em detalhe, manifestou preocupação e considerou a descida como um reflexo da realidade do país, citando saúde, precariedade e desemprego.
Entretanto, deputado do MpD, Luís Carlos Silva, citado pela Rádio de Cabo Verde (RCV), desvalorizou a queda no IDH, lembrando que o país não reagiu de forma exagerada quando subiu 11 posições no ‘ranking’ de Repórteres Sem Fronteiras.
“Essas variações não dependem só de Cabo Verde, mas também dos outros países. O importante é a consistência e a tendência para melhorar”, disse.
Enquanto Cabo Verde desceu da 131.ª para a 135.ª posição no IDH, outros países lusófonos, como Portugal, Brasil e Timor-Leste, registaram melhorias.