Mundo
Cabo Verde: dengue leva Governo a declarar situação de contingência
O Governo de Cabo Verde decretou, desde esta quinta-feira, a situação de contingência em todo o país, pelos próximos dois meses, devido ao aumento do risco dos casos de dengue provocados pelas chuvas.
O anúncio foi feito em conferência de imprensa conjunta pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, e pela ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, referindo que a decisão foi tomada após as recentes chuvas que criaram condições significativamente mais favoráveis à propagação dos mosquitos que transmitem a doença.
Segundo o ministro da Administração Interna Paulo Rocha, a decisão visa combater o aumento exponencial de casos que se verifica em várias ilhas do país, especialmente em Santiago e Fogo.
O estado de alerta da Protecção Civil, em vigor desde 29 de Agosto, foi agora reforçado com a declaração do estado de contingência, permitindo a mobilização de mais recursos e meios de resposta à crise.
Por sua vez, a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, destacou a dimensão global do surto e o papel das condições climáticas na proliferação do vírus da dengue, afirmando que Cabo Verde não está isolado deste fenómeno mundial.
Acrescentou que actualmente, mais de 90 países no mundo estão a lidar com a transmissão activa do vírus da dengue, apontado factores como as alterações climáticas, a urbanização descontrolada e as condições de saneamento precário têm favorecido o aumento da proliferação de mosquitos vectores.