Connect with us

Economia

Cabinda terá ligação ferroviária com países vizinhos

Published

on

A província de Cabinda terá ligação via ferroviária com as Repúblicas do Congo e República Democrática do Congo, nos próximos tempos, o que deverá dinamizar as trocas comerciais no quadro da zona de comércio livre continental africana.

O projecto consta do leque de acordos assinados em Beijing, pelo ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D´Abreu, à margem do Fórum de Cooperação China-África, que decorre na capital chinesa.

O referido acordo prevê também a aceleração dos trabalhos de construção do metro de superfície de Luanda, que deverá ligar Benfica ao município de Cacuaco, através do estudo para o desenvolvimento do sistema integrado.

Trata-se de três memorandos de entendimento. O primeiro foi assinado com a empresa China Comunications Construction Company Limited, visa elaborar estudos técnicos e financeiros e buscar apoios técnico ao projecto de construção, operacionalização e manutenção da linha férrea para a ligação do terminal de águas profundas do porto Caio em Cabinda à República do Congo e à República Democrática do Congo.

De acordo com uma nota daquele departamento ministerial, enviada ao Correio da Kianda, o segundo memorando, com a Hawei, o Ministério dos Transportes pretende adequar a digitalização do sector, e compreende acções de melhoria da eficiência e segurança da nova sede do Ministério dos Transportes, a ser dotado de infraestruturas tecnológicas de um edifício inteligente.

Contempla igualmente garantia segurança do perímetro ferroviário do troço do Caminho de Ferros de Luanda da zona do Bungo ao Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, em Icolo e Bengo.

Colunistas