Ligar-se a nós

Sociedade

Cabinda: SIC desmantela grupo mais perigoso denominado “Os Tupass”

Publicado

em

De acordo com a nota de imprensa do Serviço Nacional de Investigação Criminal enviada ao Correio da Kianda, na tarde desta sexta-feira, 18, o SIC em Cabinda tem intensificado as acções de inteligência e de enfrentamento, visando o combate ao crime violento na província, com maior incidência aos casos de roubos e furtos de viaturas, preferencialmente as do tipo Jeep e Toyota Hilux, para a sua comercialização nas repúblicas vizinhas da RDC e RDCongo.

Nesta senda, lê-se na nota enviada ao Correio da Kianda, assinada pelo Director de Comunicação do SIC, Manuel Halaiua, o Serviço de Investigação Criminal realizou, de 12 à 16 de Dezembro, micro-operações consubstanciadas em diversas buscas dirigidas nos distintos bairros e aldeias da cidade de Cabinda, tendo culminado no desmantelamento do grupo de marginais denominado “Os Tupass”, composto por seis indivíduos, com idades compreendidas entre os 29 e 49 anos.

Dentre os bairros, destacam-se o Povo Grande, 1.° de Maio (Chiweca) e Comandante Gika (Tchizo), que resultou no desmantelamento total do grupo de malfeitores com a detenção dos cidadãos: Francisco, mandante e líder do grupo (TuPass), 48 anos, Filipe, operativo do terreno, (Fiss), 49 anos, Muela (Mazua), 29 anos, Alexandre (Loló), 36 anos, e Pedro (Boss), de 48 anos de idade, indiciados na práticas dos crimes de roubo qualificado, com recurso a arma de fogo e objectos contundentes.

Segundo o porta-voz do SIC, os integrantes do grupo, ora desmantelado, têm passagem pelo SIC, sendo estes reincidentes na prática do crime de roubo de viaturas concorrendo com homicídio, roubo qualificado, homicídio voluntário, roubos e furtos em residências, estabelecimentos comerciais e via pública.

Dentre os delitos realizados pelo grupo, cujos processos decorrem a sua tramitação no SIC, figura o roubo polémico da viatura do reverendo Padre Cubola, que muito se comentou no seio da comunidade; roubo de duas viaturas de marca Toyota Hilux, cujos proprietários foram por estes assassinados; roubo de jóias (prata) em estabelecimento comercial; roubo de 17 milhões, no bairro São Pedro, dentre outros.

Realçar que da operação desencadeada foram apreendidas duas armas de fogo, sendo uma do tipo pistola de marca Star e uma do tipo AKM, com quatro munições, uma viatura de marca Toyota, modelo carina E, de cor verde, Kz 7.000,00, 220 Remimbi (moeda chinesa), 80 kg de prata, uma mala de prata, uma máscara e diversos vestuários que utilizavam no momento do assalto.

O SIC esclarece ainda que os referidos cidadãos, ora detidos, serão presentes nos próximos dias ao Ministério Público, para a devida responsabilização criminal.

Por: Dumbo António

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD