Sociedade
Cabinda regista mais de 250 casos de violência doméstica em sete meses
A província de Cabinda registou, de Janeiro a Julho deste ano, 251 casos de violência doméstica.
A informação foi avançada pelo Departamento de Acção Social da Secretaria Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, tendo acrescentado que os casos de fuga à paternidade tendem a aumentar na província, o departamento registou sete casos em sete meses.
O chefe da instituição na província, António Igraça, esclareceu que do total de casos de violência doméstica registados no primeiro semestre, 137 foram resolvidos, assim como 53 queixas foram retiradas, 29 remarcadas e 32 continuam pendentes.
Em relação à fuga à paternidade, o responsável pede maior responsabilidades aos pais, tendo em conta que os efeitos deste fenómeno provocam consequências graves no desenvolvimento e bem-estar dos filhos menores.
O departamento da Acção Social em Cabinda prevê intensificar, nos próximos dias, as acções de sensibilização, sobretudo nas comunidades da província, com palestras, encontros com as famílias e debates radiofónicos, para mitigar a situação.
No mesmo período, de acordo com António Igraça, as autoridades locais registaram registados nove casos de menores abandonados, um deles acusados de feitiçaria.
O número de crianças na rua, devido à precária condição financeira de muitas famílias, é outra situação que preocupa as autoridades locais.