Connect with us

Sociedade

Cabinda permanece sem casos de varíola do macaco, garante Secretário da Saúde

Published

on

Testou negativo, o caso suspeito de varíola do macaco notificado na província de Cabinda.

A informação foi avançada esta segunda-feira, 02, pelo Secretário Provincial da Saúde, Rúben Buco, tendo explicado que 24 horas após o envio das amostras a capital do país, Luanda, onde foram enviadas as amostras de secreção de mucosa nasal e oral “felizmente recebemos resultados negativos”.

O responsável afirma que neste momento não existe nenhum caso positivo de mpox ou varíola do macaco na província de Cabinda, e o Jovem que deu entrada no banco de urgência de uma das unidades sanitárias da província com lesões típicas da doença, encontra-se estável e continua internado no centro de saúde do Zongo, onde foi criada as condições de isolamento.

Rúben Buco avança que o paciente, dois dias antes de socorrer-se a uma unidade privada, fez uma injecção intra-muscular que terá provavelmente lhe provocado coceiras e manchas bolhosas, o que pode traduzir a uma reacção alérgica imunológica a fármacos.

O secretário provincial da Saúde daquele província, afirma que ainda esta semana o paciente poderá ter alta. O responsável adianta que nestas 72 horas após o resultado dos exames, continua-se a aprofundar os exames para descartar qualquer outra patologia.

Rúben Buco, adiantou que as medidas de prevenção a nível da província foram intensificadas, e receberam no passado sábado, uma equipa de quadros seniores do Ministério da Saúde por orientação da ministra da Sílvia Lutucuta para reforçar e dar formação.

Um plano de actividades está a ser levado a cabo na província, e as equipas estão a fazer visitas de constatação em alguns postos de saúde e mercados, a fim de puder medir o grau de conhecimento da população.

Colunistas