Angola que dá certo
Cabinda: Governo garante qualificar mais de cinco mil pessoas em situação de vulnerabilidade
O governo angolano, através do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e da Sonangol, garante dar qualificação profissional na indústria petrolífera, a mais de cinco mil pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
O projecto, que resulta de uma parceria institucional do governo com a Sonangol e a Gemcorp Angola, será implementado num período de um ano e tem como objectivo, promover a empregabilidade, a geração de rendimento e o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais alinhadas com as necessidades do sector petrolífero e outros sectores estratégicos locais.
Com o projecto, denominado KUMA, está prevista a reabilitação e implantação de novos centros de capacitação profissional em Cabinda para formar técnicos em áreas como mecânica, eletricidade, soldadura, canalização, informática e turismo, no quadro de um pacote de apoio logístico com alimentação, transporte, e material didático aos alunos.
O programa promove também a inclusão feminina e a participação de grupos vulneráveis, garantindo uma abrangência social significativa.
A governadora de Cabinda, Suzana de Abreu, que procedeu à abertura da cerimónia, considerou a iniciativa de um um marco para Cabinda.
“Esta iniciativa promove não só a capacitação técnica dos nossos cidadãos, mas também a inclusão produtiva e o desenvolvimento económico da província, criando oportunidades reais para os jovens e as famílias locais”.
O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, sublinhou no discurso de encerramento que o projecto “reforça o compromisso do Governo com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social em Cabinda, criando as condições para que milhares de cidadãos adquiram competências técnicas e encontrem oportunidades de emprego na região.”
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Gaspar Martins, disse na sua intervenção que “a parceria com o MIREMPET e a Gemcorp Angola no âmbito do Projecto KUMA é um exemplo de como o sector petrolífero pode contribuir para o desenvolvimento local, formando mão-de-obra qualificada e apoiando o crescimento socioeconómico de Cabinda.”
Recordar que as declarações dos governantes foram feitas à imprensa no final da cerimônia oficial de lançamento do projecto, que ocorreu, esta quarta-feira, na província de Cabinda