Connect with us

Politica

Busto de Agostinho Neto entregue ao Freedom Park na África do Sul

Published

on

Em saudação ao centenário do Héroi da Nação, a Fundação Agostinho Neto entregou, neste domingo, 13, o busto do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, ao Freedom Park, na África do Sul, durante uma cerimónia, na cidade de Pretória.

Na ocasião, o Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil Adão de Almeida destacou, a luta pela liberdade desencadeada por Agostinho Neto. Realçou, de igual modo, o contributo de Neto para a libertação do continente africano e a favor de todos os povos oprimidos do mundo, no combate à dominação colonial, ao imperialismo e à segregação racial.

Adão de Almeida fez questão de lembrar, também, Nelson Mandela que, tal como Agostinho Neto, destacou “como um dos mais valorosos filhos de África e lutadores destemidos pela dignidade, respeito e afirmação do continente”, cita o Jornal de Angola.

Já a Embaixada em Pretória, esta “foi a resposta de Angola ao reconhecimento do esforço do Presidente Neto na libertação da África Austral e da África do Sul, em particular”.

O Freedom Park é um Memorial de Heróis Internacionais, onde estão, para memória da humanidade, nomes de figuras internacionais com papel crucial nas guerras sul-africanas, mundiais e anti-apartheid. Ao nome do Fundador da Nação angolana, junta-se agora o busto.

Angola esteve representado na cerimónia, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República e por membros da Fundação Agostinho Neto.

O Governo sul-africano esteve representado pelo ministro do Desporto, Arte e Cultura, Nkosinathi Mthethwa, numa cerimónia marcada, igualmente, pela presença da embaixadora de Angola na África do Sul, Filomena Delgado, pela provedora de Justiça, Florbela Araújo, e pela cônsul-geral de Angola em Johanesburgo, Irene dos Santos.

Estiveram, igualmente, presentes, a directora geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior, Maria Filomena do Rosário Neto, e a directora do Gabinete da Presidente da Fundação Agostinho Neto, Cheron Campos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *