Connect with us

Politica

Bureau Político do MPLA ratifica mudanças no Secretariado

Published

on

O Bureau Político do MPLA reúne-se hoje, quarta-feira, 24, no Complexo Turístico do Futungo II, na sua segunda sessão ordinária, sob a orientação do presidente do partido João Lourenço.

A reunião deverá abordar essencialmente assuntos da vida interna do partido, com realce para a apreciação dos documentos preparatórios do VIII Congresso Ordinário do MPLA, que será realizado no último trimestre do corrente ano.

Segundo fontes do Correio da Kianda, a reunião do Bureau Político do MPLA prevê mudanças que visam imprimir maior dinamismo na direcção do partido tendo em conta os próximos desafios políticos e eleitorais.

As mexidas a serem feitas pelo presidente do MPLA, devem passar pela saída de Américo António Cuononoca da liderança da bancada Parlamentar, e para o seu lugar  entra actual Secretário do BP para as Autarquias e Reforma do Estado, Virgílio de Fontes Pereira, um quadro de reconhecida experiência política e governativa, com quem João Lourenço conta para o desafio da revisão pontual da constituição.

Para ocupar o lugar deixado por Virgílio de Fontes Pereira, João Lourenço aposta em Yolanda Gizela Ribeiro António dos Santos, actual Secretaria do BP do MPLA para a Politica Social.

Rui Falcão exonerado recentemente do cargo de governador provincial de Benguela, deverá ocupar o  secretariado para Informação dos camaradas, substituindo assim Albino Carlos, que deverá se ocupar da pasta de politica social dos camarada, antes ocupada pela Yolanda Gizela Ribeiro António dos Santos.

De acordo com a alínea g) do Artigo 86.º dos Estatutos do MPLA, o Bureau Político procede a eleição do seu Secretariado, mediante proposta do Presidente do Partido.

O Bureau Político é o organismo permanente de direcção do MPLA, eleito pelo Comité Central, que delibera no intervalo entre reuniões desse órgão, e se ocupa dos ajustamentos pontuais das estratégias do MPLA.