Connect with us

Economia

BRICS quer estabelecer “dimensão parlamentar independente”

Published

on

O BRICS está a caminhar para adquirir uma “dimensão parlamentar independente”, conforme expresso por Leonid Slutsky, líder do Partido Liberal Democrático da Rússia (LDPR) e chefe do Comité Estatal de Assuntos Internacionais da Duma.

Slutsky destacou que o 10º Fórum Parlamentar do BRICS está marcado para ocorrer em São Petersburgo, de 11 a 12 de Julho, com a participação dos presidentes dos parlamentos dos países membros do bloco.

“Este fórum irá consolidar o que tem sido discutido há muito tempo. Na actual fase, o BRICS, reconhecido como o bloco de integração mais influente do mundo, está pronto para estabelecer uma ‘dimensão parlamentar independente’.

Não podemos prever o formato exacto ou o momento da criação da Assembleia Parlamentar do BRICS. O importante é que todos os países e seus parlamentos estejam alinhados nessa direcção”, afirmou Slutsky após uma reunião de trabalho entre os líderes das comissões de assuntos internacionais dos parlamentos dos países do BRICS.

Observou que o ônus primário para estabelecer essa dimensão recairá sobre os comités de assuntos internacionais nos parlamentos nacionais.

“Por isso, convocamos representantes dos comités pertinentes dos parlamentos do BRICS em Abril, alguns meses antes do fórum, para coordenar meticulosamente nossos esforços de acordo com um algoritmo, cenário, sequência de acções e programa de trabalho conjunto. Agora, na véspera do fórum, em São Petersburgo, esperamos que o nosso trabalho conjunto seja mais intenso, regular e sistemático do que antes, quando nos encontrávamos à margem das reuniões regulares da União Interparlamentar por uma hora e meia a duas horas e convocávamos o fórum parlamentar do BRICS”, concluiu o líder do comité da Duma.