Connect with us

Mundo

BRICS quer desenvolver plataforma de liquidação em moedas nacionais

Published

on

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou hoje que o grupo de países de mercado emergente BRICS, está a trabalhar de forma activa para desenvolver uma plataforma de liquidação em moedas nacionais durante o comércio mútuo.

Sergei Lavrov, que falava em Nizhny Novgorod, na abertura de uma reunião do Conselho de Ministros dos membros do bloco (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irão) que aconteceu a porta fechada, confirmou a tomada de medidas concretas para melhorar os mecanismos financeiros.

Lavrov, disse que de acordo com as instruções dos líderes emitidas na África do Sul, os ministros dos Negócios Estrangeiros prestam especial atenção ao acordo sobre as modalidades para estabelecer a categoria de Estados Parceiros da associação.

Da mesma forma, acrescentou que estão a desenvolver iniciativas chaves para a Rússia, país presidente pró-tempo em 2024, como é o caso do sector dos transportes.

O BRICS, inicialmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul são uma aliança de mercados emergentes e países em desenvolvimento, fundada em laços de amizade, solidariedade e interesses comuns.