Connect with us

Politica

“BRICS faz um novo desenho na geoestratégia mundial”

Published

on

Um dos objectivos do BRICS é a criação de uma nova moeda para contrapor ao dólar norte-americano, destacou o jurista Albano Pedro, também a considerar que a 15ª Cimeira do bloco económico configura-se no actual contexto geopolítico.

“O BRICS faz um novo desenho na geoestratégia mundial no sentido de acabar com a hegemonia económica dos EUA”, disse, em declarações exclusivas ao Correio da Kianda.

Albano Pedro afirma que a plataforma surge para criar um novo espaço de diálogo económico, em que os países dependentes da economia e da presença dos Estados Unidos da América consigam encontrar alternativas no sentido de se devolverem.

Questiona, por outro lado, a função de Angola na cimeira que decorre na África do Sul, e destaca o papel da economia angolana, que para o jurista é “indefinida”.

“Não sabemos se se trata de uma economia de serviço, ou uma economia de indústria, não temos uma caminhada clara. Se queremos apostar na agricultura como principal base de desenvolvimento ou no turismo. Por esta razão, o papel de Angola na região é muito mitigado.”

De ressaltar, que o ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, participa na 15ª Cimeira do BRICS, em representação do Presidente da República João Lourenço, no certame que arrancou ontem em Joanesburgo, na África do Sul.

Colunistas