Mundo
Brasil: Supremo decide a partir de hoje se leva Bolsonaro a julgamento
A acusação do Ministério Público contra o ex-Presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados por alegada tentativa de golpe de Estado, deve ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), entre hoje e amanhã, quarta-feira, 26.
De acordo com a imprensa local, os cinco juízes da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal serão responsáveis por analisar se há provas suficientes contra Bolsonaro e decidir se aceitam as acusações e iniciam um julgamento criminal.
O ex-Presidente Bolsonaro e militares de alta patente e ex-ministros do seu Governo no período 2019-2022, considerados como seus homens de confiança, foram acusados em Fevereiro pela Procuradoria-Geral da República por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de património, na sequência dos ataques de extremistas a 08 de Janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes em Brasília.
De acordo com a acusação, a conspiração começou depois de o então Presidente ter perdido as eleições de Outubro de 2022 para o actual chefe de Estado, Lula da Silva.
A análise das acusações no Supremo Tribunal Federal vai decorrer em três sessões que culminarão na tarde de quarta-feira.