Ligar-se a nós

Politica

Brasil quer instalar maior fábrica de carnes de África em Angola

Publicado

em

A República Federativa do Brasil está interessada em instalar em Angola uma fábrica de processamento de carnes brancas, a primeira na região austral do continente africano.

A intenção foi manifestada pelo Embaixador do Brasil em Angola, Rafael de Melo Vidal, no encontro que manteve esta quinta-feira, em Luanda, com o ministro da Agricultura e Florestas, no quadro da cooperação entre os dois Estados.

Segundo o diplomata brasileiro, o projecto, para breve, está dependente da decisão das autoridades angolanas, nomeadamente do presidente João Lourenço e do ministro António Francisco de Assis.

A reunião entre o embaixador brasileiro e o ministro da Agricultura e Florestas serviu para o Brasil apresentar a sua pretensão de ajudar Angola no combate à problemática da seca no Sul do país, com destaque para o canal do Cafu, na província do Cunene.

“Nós acreditamos que o projecto de desenvolvimento de vale do Cunene deve ser o ‘carro-chefe’ da cooperação em Agricultura, nos próximos anos, inclusive com a possibilidade de constituição de mecanismos de financiamento das iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no vale do Cunene, com o conhecimento brasileiro, com os investimentos brasileiros, com a tecnologia brasileira naquela região”, disse.

Rafael de Melo Vidal referiu ainda que o objectivo do seu país, em Angola “é de transformar a água em riqueza, transformar a água em desenvolvimento”.

Já o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, disse que o Brasil possui experiência que deve ser aproveitada na implementação do projecto do Cafu.

“O Brasil tem um canal com características semelhantes, têm inclusivamente uma companhia que se encarrega de uma exploração económica viável e sustentável desse canal – estou a falar do canal do Vale de São Francisco e da Condevasque – onde nós pudemos, no passado, ainda com o nosso canal do Cafu em construção, enviar nossos técnicos, especialistas nossos, visitaram a região no Brasil, verificaram como eles estão organizados e hoje a companhia do Vale de São Francisco e o Canal aí existente de irrigação é uma das zonas altamente produtoras do Brasil”, disse o ministro António de Assis.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD