Connect with us

Lusofonia

Brasil em contagem regressiva para Lula tomar posse em seu terceiro mandato

Published

on

Luiz Inácio Lula da Silva toma posse,  a partir das 18h de Angola, deste domingo, 1º de Janeiro, em Brasília, para seu terceiro mandato como presidente da República Federativa do Brasil. O petista derrotou Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições de Outubro de 2022 e volta ao poder depois de comandar o governo do Brasil entre 2003 e 2010.

Bolsonaro deixou o país rumo à Flórida na sexta-feira, antes do final de seu mandato, e não vai entregar a faixa presidencial ao novo mandatário. Com a recusa do vice Hamilton Mourão de cumprir o ritual no lugar de Bolsonaro, ainda é uma incógnita como será feito o ato simbólico neste domingo.

A cerimônia de hoje tem a segurança reforçada, diante da preocupação das autoridades com atos de radicais bolsonaristas. Apoiadores do agora ex-presidente passaram a ocupar a frente de quartéis militar pelo país, pedindo uma intervenção após a derrota de Bolsonaro. No dia 24, um bolsonarista foi preso em Brasília ao tentar realizar um atentado a bomba perto do aeroporto da capital federal.

Para a cerimónia, o presidente eleito, Lula da Silva, bem como o vice Geraldo Alckmin, vão seguir em cortejo a partir das 14h20 locais (19h20 em Angola) pela Esplanada até o Congresso. Eles estarão acompanhados das mulheres, Janja e Lu Alckmin.

No Parlamento, a partir das 18h, os dois serão empossados em sessão solene. Depois, seguem para a subida da rampa do Planalto e entrega da faixa presidencial, às 19h30. Em seguida, Lula deve discursar. Já com a faixa, o petista cumprimentará autoridades e governantes estrangeiros e dará posse aos seus ministros. A equipa de Lula também organizou um festival de música, o Festival do Futuro, com apresentações em dois palcos em frente à Esplanada antes e depois da cerimônia de posse.

Entretnto, vários chefes de Estados e de Governo estão já na capital brasileira para prestigiar a tomada de posse. A CPLP faz-se representar com pelo menos dois presidentes, João Lourenço, de Angola e Marcelo Rebelo de Sousa de Portugal.

Confira o roteiro da cerimônia de posse:

18h20 – Desfile de Lula em carro pela Esplanada

19h00 – Cerimónia de posse presidencial no Congresso

20h30 – Subida da rampa do Palácio do Planalto e cerimónia posterior

22h00 – Posse dos ministros de governo

19h30 – Jantar com chefes de Estado estrangeiros no Itamaraty

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *