Connect with us

Politica

Brasil convida Angola para país observador do G20

Published

on

O Brasil convidou Angola para país observador do G20, organização que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e também a União Africana, cumprindo, assim, um compromisso assumido pelo presidente Lula da Silva, aquando da sua visita ao país, no passado mês de Agosto.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil recordou que, historicamente, as presidências do G-20 convidam países não-membros do grupo e Organizações Internacionais, para participar das reuniões do seu calendário de eventos.

Para além de Angola, a presidência brasileira convidou Portugal, Egipto, Emirados Árabes Unido, Espanha, Nigéria, Noruega e Singapura.

O Brasil convidou também o Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco Mundial, Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento, Cooperação Andina de Fomento, Fundo Monetário Internacional, Novo Banco de Desenvolvimento, ONU, UNESCO, FAO, OIT, OMS e a Organização Mundial do Comércio.

De referir, que o Brasil assumiu a presidência rotativa do Grupo formado pelos países mais desenvolvidos, mais a União Europeia e também a União Africana.

A próxima cimeira do Grupo dos 20 irá ocorrer nos próximos dias 09 e 10, em Pragati Maidan, Nova Delhi, Índia.