Connect with us

Politica

BP do MPLA reúne com foco na reestruturação dos órgãos de direcção

Published

on

Nos corredores do edifício sede dos camaradas já se vislumbram exonerações, face aos objectivos de olear a ‘máquina’ política, mas há fontes que sugerem que João Lourenço pode optar por fundir órgãos.

O Bureau Político (BP) do MPLA reúne hoje o seu staff, em Luanda, tendo a reestruturação como ponto único, pelo menos de acordo com a convocatória do secretariado.

Mas, a nível interno, há quem antevê que a reunião aborde outros aspectos da vida nacional e político-partidária, como o congresso da JMPLA, os critérios e aprovação ou não de múltiplas candidaturas, bem como o contexto económico do país, em que os preços dos produtos disparam em flecha.

No quadro do ponto de discussão oficial, que consta na convocatória, vaticina-se, nos corredores do edifício sede do partido, que poderá haver exonerações em catadupa poucos dias a seguir a tão aguardada reunião.

Entretanto, alguns segmentos internos, mais optimistas, vislumbram a fusão de certos órgãos ou a criação de mais orgãos.

”Tanto o presidente quanto o BP são imprevisíveis. Na reunião do BP do ano passado também já se especulava que se seguiriam exonerações, no quadro da necessidade de reestruturação, mas não houve”, referiu ao Correio da Kianda um alto quadro do partido.

Para este importante militante, embora não conste da agenda, o BP deverá igualmente abordar as autarquias, a preparação dos quadros para essa empreitada, bem como as eleições-gerais de 2027.

”Porque se quisermos vencer a abordagem deve ser agora. Os pleitos eleitorais vencem-se com uma abordagem antecipada”, disse.

Colunistas