Ligar-se a nós

Politica

BP aprova candidatura de João Lourenço a Presidente do MPLA

O Bureau Político (BP) do MPLA aprovou nesta sexta-feira, em Luanda, a candidatura de João Lourenço para presidente do partido, em substituição de José Eduardo dos Santos.

Publicado

em

Em sessão ordinária orientada por José Eduardo dos Santos, ladeado por João Lourenço e António Paulo Kassoma, respectivamente, vice-presidente e secretário-geral do partido, o Bureau Político aprovou a proposta de resolução e o cronograma de preparação e realização do VI congresso extraordinário do MPLA, a ter lugar na primeira quinzena de Setembro próximo.

José Eduardo dos Santos lidera o MPLA desde 1979, na sequência da morte de António Agostinho Neto, então Presidente do partido que governa Angola desde 11 de Novembro de 1975.

A 11 de Março de 2016, durante a abertura da 11ª sessão ordinária do Comité Central do partido, o Presidente do MPLA anunciou que deixaria a vida política activa em 2018. Assim, não  concorreu como cabeça de lista da formação política nas eleições gerais de 2017.

O vice-presidente do MPLA, João Lourenço, concorreu como cabeça de lista do partido e foi eleito Presidente da República, tendo sido investido no cargo a 26 de Setembro de 2017.

Durante a reunião, o Bureau Político recomendou que sejam, cada vez mais, enaltecidos os feitos de José Eduardo dos Santos que, ao longo da sua vida política activa, deu o melhor de si pela pátria angolana, exortando a uma maior coesão no seio do MPLA, com ética, urbanidade e respeito aos seus princípios e valores.

O órgão apreciou a evolução da preparação das autarquias, ao nível dos municípios, e recomendou às organizações intermédias do MPLA, nomeadamente os seus comités provinciais e municipais, para um forte engajamento na execução das tarefas afins.

O Bureau Político analisou ainda três pareceres, já apreciados pelo seu secretariado, em reuniões anteriores, no quadro dos ajustamentos que o MPLA está a operar em todas as suas estruturas.

Aprovou os pareceres sobre as candidaturas aos cargos de segundo-secretário do comité provincial do Cuando Cubango do MPLA, de primeira-secretária provincial de Benguela da OMA, e de primeiros-secretários provinciais da JMPLA em Benguela, Cuando-Cubango, Cuanza Norte, Huambo e Lunda Sul.

A propósito da realização, na sexta-feira (27), da Cimeira entre os presidentes das Coreias do Norte e do Sul, que culminou com a assinatura de um acordo para uma nova era de paz nessa região, o Bureau Político do MPLA regozijou-se por este facto histórico.

À margem da reunião, o Secretariado do Bureau Político realizou um encontro com os primeiros-secretários dos comités provinciais do MPLA, para abordar matérias sobre as autarquias, bem como o actual momento sociopolítico nas respectivas áreas de jurisdição.  

O Bureau Político é o organismo permanente de direcção do partido, que delibera no intervalo das reuniões do Comité Central do MPLA, fundado a 10 de Dezembro de 1956.

 

C/ Angop

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD