Sociedade

BP Angola doa equipamento de teste da covid-19 ao INIS

Publicado

em

A petrolífera britânica BP doou, nesta quinta-feira, 24, um equipamento e material para realização de testes de diagnóstico por RT-PCR à covid-19 ao Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS).

Para além da máquina de diagnóstico da covid-19 foram também doados consumíveis para área de biologia molecular e para a realização de testes serológios SARS-CoV-2 (IgM/IgG).

O equipamento, que já funciona há cerca de dez dias, tem capacidade para processar cerca de 300 amostras RT-PCR por dia.

No acto que formalizou a entrega, o director geral da BP Angola, Helder Silva, disse que “esta acção enquadra-se numa parceria existente entre o INIS e a BP Angola”, desde 2017, para a melhoria da capacidade de resposta e vigilância epidemiológica no nosso país.

Com a parceria, já foram formados mais de 400 técnicos de epidemiologia de campo e enquadrados nas equipas de resposta rápida do Ministério da Saúde de Angola durante a pandemia da covid-19”, garantiu o director geral da BP Angola, Helder Silva.

A directora geral adjunta do instituto agradeceu o gesto da petrolífera britânica, “que aumentou a nossa capacidade de processamento de 100 para 300 amostras por dia”, acrescentando que o facto de o INIS “ser de cariz científico, fomos chamados a intervir no início da pandemia, tornando-nos no primeiro laboratório a fazer uso da Tecnologia RT-PCR para o diagnóstico da covid-19 no país e estávamos sobrecarregados, o que nos impossibilitava dar resposta adequada à demanda”, disse a directora adjunta do INIS, dra. Zoraima Neto.

A BP Angola detém uma carteira de projectos sociais a longo prazo que apoiam o desenvolvimento económico e social de Angola através de programas focados nas áreas de educação, saúde e capacitação institucional, refere uma nota da empresa, a que o Correio da Kianda teve acesso.

Desde o início da pandemia, a BP implementou várias acções de apoio à prevenção e combate à proliferação do vírus SARS-CoV-2 em Angola, em parceria com organizações não governamentais nacionais e estrangeiras e com a Polícia Nacional, nas províncias de Luanda, Benguela e Huambo.

Sobre a BP em Angola

A Brithish Petroleum (BP) é uma empresa integrada de energia e um dos maiores investidores em Angola, com um contributo de cerca de 15% na produção total de petróleo do país desde 2003 e uma carteira de investimento de mais de USD 30 mil milhões nos últimos 30 anos.

A BP é operadora dos blocos 18 e 31 nas águas profundas da bacia do Baixo Congo. Tem ainda participação nos blocos 15,17,20, assim como na instalação da Angola LNG (ALNG) no Soyo, no Novo Consórcio de Gás.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version