Sociedade
BP Angola doa equipamento de teste da covid-19 ao INIS
A petrolífera britânica BP doou, nesta quinta-feira, 24, um equipamento e material para realização de testes de diagnóstico por RT-PCR à covid-19 ao Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS).
Para além da máquina de diagnóstico da covid-19 foram também doados consumíveis para área de biologia molecular e para a realização de testes serológios SARS-CoV-2 (IgM/IgG).
O equipamento, que já funciona há cerca de dez dias, tem capacidade para processar cerca de 300 amostras RT-PCR por dia.
No acto que formalizou a entrega, o director geral da BP Angola, Helder Silva, disse que “esta acção enquadra-se numa parceria existente entre o INIS e a BP Angola”, desde 2017, para a melhoria da capacidade de resposta e vigilância epidemiológica no nosso país.
Com a parceria, já foram formados mais de 400 técnicos de epidemiologia de campo e enquadrados nas equipas de resposta rápida do Ministério da Saúde de Angola durante a pandemia da covid-19”, garantiu o director geral da BP Angola, Helder Silva.
A directora geral adjunta do instituto agradeceu o gesto da petrolífera britânica, “que aumentou a nossa capacidade de processamento de 100 para 300 amostras por dia”, acrescentando que o facto de o INIS “ser de cariz científico, fomos chamados a intervir no início da pandemia, tornando-nos no primeiro laboratório a fazer uso da Tecnologia RT-PCR para o diagnóstico da covid-19 no país e estávamos sobrecarregados, o que nos impossibilitava dar resposta adequada à demanda”, disse a directora adjunta do INIS, dra. Zoraima Neto.
A BP Angola detém uma carteira de projectos sociais a longo prazo que apoiam o desenvolvimento económico e social de Angola através de programas focados nas áreas de educação, saúde e capacitação institucional, refere uma nota da empresa, a que o Correio da Kianda teve acesso.
Desde o início da pandemia, a BP implementou várias acções de apoio à prevenção e combate à proliferação do vírus SARS-CoV-2 em Angola, em parceria com organizações não governamentais nacionais e estrangeiras e com a Polícia Nacional, nas províncias de Luanda, Benguela e Huambo.
Sobre a BP em Angola
A Brithish Petroleum (BP) é uma empresa integrada de energia e um dos maiores investidores em Angola, com um contributo de cerca de 15% na produção total de petróleo do país desde 2003 e uma carteira de investimento de mais de USD 30 mil milhões nos últimos 30 anos.
A BP é operadora dos blocos 18 e 31 nas águas profundas da bacia do Baixo Congo. Tem ainda participação nos blocos 15,17,20, assim como na instalação da Angola LNG (ALNG) no Soyo, no Novo Consórcio de Gás.