Connect with us

Politica

Boris Johnson confirma no Twitter: Angola quer juntar-se à Commonwealth

O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros confirmou, esta quarta-feira, que Angola vai pedir adesão à Commonwealth.

Published

on

Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico confirmou, esta quarta-feira, que Angola vai mesmo pedir adesão à Commonwealth. No Twitter, Boris Johnson escreveu: “Esplêndido que Angola queira juntar-se à família da Commonwealth”.

O pedido de adesão não é totalmente surpreendente. O presidente João Lourenço, já tinha mesmo deixado sinais nesse sentido durante a sua última visita a Paris. “A exemplo do que se passa com Moçambique, que está ali encravado entre países anglófonos (…) e acabou por aderir à Commonwealth, também Angola está cercada, não por países lusófonos, mas por países francófonos e anglófonos. Portanto, não se admirem que estejamos a pedir agora a adesão à francofonia e que daqui a uns dias estejamos a pedir também a adesão à Commonwealth“.

Além de querer juntar-se à comunidade de países anglófonos, João Lourenço tem defendido também a adesão à Organização Internacional da Francofonia, interesse que já apoiado pelo próprio Emmanuel Macron.

Na mensagem desta quarta-feira, o chefe da diplomacia britânica deixou ainda elogios à luta angolana contra a corrupção e pela defesa dos direitos humanos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *