Connect with us

Politica

Bónus de Natal de deputados é de um milhão, diz MPLA

Published

on

O presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Américo Cuononoca, divulgou hoje uma nota na qual desmente que os deputados irão receber um bónus de Natal no valor de quatro milhões de kwanzas.

De acordo com a nota, o deputado diz que houve uma “má leitura e interpretação da Resolução 43/20 de 3 de Dezembro”, lê-se no texto, que acrescenta ainda que “em momento algum a resolução faz referência ao aumento de valores”.

“Os deputados já recebem um subsídio de Natal que não estava previsto na Resolução de 2017. Dada a nova gestão financeira actual com toda a parcimônia e austeridade que se exige, aprovou-se a Resolução 43/20 como instrumento jurídico que reconfirma o bónus de Natal que os deputados vem recebendo”.

Ainda segundo o deputado do grupo parlamentar maioritário na Assembleia Nacional, “não é segredo para ninguém que o salário base de um deputado é de 547.000 kwanzas e é com base neste vencimento que se dá um bónus de Natal”.

De acordo com a Resolução 43/20 de 3 de Dezembro, “o bónus de Natal do presidente da Assembleia Nacional e deputados, para fazer face às despesas da quadra festiva, é fixado em 1,9 de índice multiplicador sobre o salário ilíquido do deputado sem cargo”.

Assim sendo, o bónus a que os deputados teriam direito corresponde a Kz 1.039.300.

“A bancada parlamentar está consciente do momento económico-financeiro que o país está a atravessar e solidariza-se com a austeridade e gestão parcimoniosa que o Titular do Poder Executivo está a imprimir. Aliás, o Executivo não tem verbas para atender tal valor. Portanto, tudo o resto é falso, tendencioso e de má fé”, finaliza, Américo Cuononoca.

Jovens desempregados queixam-se de bónus de Natal atribuído aos deputados

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas