África
Bombardeios marcam visita de PM etíope a Somália
A cidade de Mogadíscio registou uma série de bombardeios, nesta quinta-feira, momentos antes da chegada do Primeiro-Ministro (PM) da Etiópia, Abiy Ahmed, ser recebido pelo Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, no quadro da tensão política que os dois países vivem.
O Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, foi recebido nesta quinta-feira, em Mogadíscio, pelo Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, com vista a amenizar a tensão política entre os dois Estados.
As tensões entre os países vizinhos aumentaram no ano passado, depois de a Etiópia, sem litoral, ter fechado um acordo para arrendar um troço de costa da região separatista da Somalilândia.
A Etiópia planeou construir na Somália, uma base naval e um porto comercial em troca de um possível reconhecimento da independência da Somalilândia.
Essa intenção deixou agastadas as autoridades de Mogadíscio, acusando a Etiópia de minar a sua integridade territorial.
Na sequência de conversações mediadas pela Turquia em Dezembro, os dois países comprometeram-se a encontrar um acordo para permitir o acesso da Etiópia ao mar.
As discussões de quinta-feira estiveram centradas numa vasta gama de questões bilaterais, que vão do comércio à segurança, à medida que os dois líderes tentam normalizar as relações.
Momentos antes da chegada do líder etíope, bombas foram disparadas na capital somali, mas não está claro se o ataque estava associado à sua visita.
De acordo com o Africanews, a situação de segurança da Somália é “altamente volátil” com o grupo islâmico al-Shabaab activo no país.