Connect with us

Economia

Bom Jesus – Cobeje engajada na produção de cervejas

Published

on

A Companhia de Bebidas do Bom Jesus “Cobeje”, localizada no município de Icolo e Bengo, em Luanda, continua empenhada no aumento da produção superando os dois milhões e 400 mil hectolitros de cerveja por ano e emprega 709 funcionários, fruto de um investimento de 140 milhões de dólares.

A unidade fabril que pertence ao grupo empresarial Castle, ultrapassou pela primeira vez, em 2016, a sua meta de produção de dois milhões hectolitros de cerveja para um total de 2.078.000.

Com esta produção, a companhia obteve um superavit de setenta e oito mil hectolitros de cerveja, superando o ano de 2015 onde produziu apenas um milhão e 630 mil, segundo o administrador deste grupo empresarial em Angola, Philippe Frederic.

Para aumentar a capacidade de produção anual, a companhia necessita importar matérias-primas de 20 mil toneladas de malte, nove mil toneladas de milho e dois mil e 500 toneladas de açúcar, de acordo com o administrador.

Philippe Frederic disse que para minimizar a necessidade de importação de matérias-primas, a Cobeje está a utilizar garrafas da Vidrul, caixas e paletes plásticas, rótulos e cápsulas de fornecedores locais, importando apenas as cápsulas de saca-fácil e os cartões para embalar as garrafas.

A Cobeje produz várias marcas de cerveja em garrafas retornáveis de 31 centilitros e garrafas descartáveis de 25 centilitros saca-fácil.

A unidade fabril composta por uma área de tratamento de matérias-primas, fabrico, logística comercial, produção de energia e tratamento de água, possui quatro linhas de engarrafamento com capacidade unitária de produção de 50 mil garrafas por hora.

O sector industrial das bebidas cresce três porcento por ano e é responsável por cerca de 14 mil postos de trabalho directos e 45 mil indirectos. O país possui mais de 40 empresas de bebidas como água, refrigerantes e cerveja.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *