Connect with us

País

Bolsas de Estudos: Cinquenta angolanos seguem viagem para Hungria

Published

on

Cinquenta estudantes angolanos estão aptos para viajar à Hungria  para beneficiar de bolsas de estudos oferecidas pela embaixada daquele país europeu.

Os candidatos vão ser formados a nível de Licenciaturas, mestrados e doutoramento, nos cursos de Medicina, Ciências da Saúde, das engenharias,  direito, entre outras.

Os estudantes presentes na cerimónia de despedida, disseram hoje à imprensa, que estão prontos para seguir viagem e dar continuidade na sua formação superior, para melhor contribuir no desenvolvimento do país.

Um dos candidatos, que vai fazer mestrado em engenharia electronica disse que as sessões de exclarecimentos realizadas pela Embaixada da Hungria permitiram saber o dia a dia das cidades húngaras.

Entretanto, o embaixador da Hungria em Angola, Zsolt Maris, lamenta o facto de não haver estudantes com interesse no sector da agricultura.

Zsolt Maris garante que as 50 bolsas anuais são “totalmente” gratuítas, incluindo alojamento, alimentação, gastos sobre material didático, além de um subsidio mensal.

O diplomata fez saber que a sua preferência é de que se envie mais estudantes angolanos para se formarem em agricultura, pelo facto de Angola ser um país com potencial agrícola por explorar.

As bolsas fazem parte do programa de cooperação entre Angola e Hungria, que oferece todos os anos 50 bolsas de estudos nas Universidades húngaras.