Economia
Boas práticas para atração de investimentos no sectror da agroindústria discutidos pela AIPEX
A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) está desde esta segunda-feira, a promover o seminário de “boas práticas para a promoção de Exportações e atração de investimentos no sector da Agricultura e agroindústria”, com seus parceiros internacionais.
O evento é co-organizado com a Business France, e conta com apoio da delegação da União europeia e da assistência do programa Diálogos UE-Angola, durante o qual estão a ser traçadas “estratégia combinada de exportação e investimento no sector agro-industrial”.
Ao discursar na abertura do evento, a administradora executiva da AIPEX, Neide Natalécia dos Santos, afirmou que durante os três dias os especialistas da Business France e quadros da sua instituição vão debater, entre outros temas, a promoção de exportações, a prospecção de investimento directo estrangeiro e a integração em cadeias de valor internacional no sector agro-industrial.
Quanto ao tema escolhido, a responsavel considerou serem mais do que oportuno, por estarem plenamente alinhados com a estratégia de Angola de diversificação económica e de transformação do potencial agrícola em verdadeiro motor de crescimento sustentável e geração de oportunidades.
Por sua vez, o gestor do programa Diálogos UE-Angola, Ekmel Çizmecioglu, disse que o seminário marca um momento importante na cooperação económica e comercial entre Angola e a França, pelo facto de permitir “criar pontes sólidas entre as duas instituições, potencializando o intercâmbio de ideias e estratégias que irão beneficiar o desenvolvimento do sector agroindustrial angolano”.
O gestor acrescentou que o seminário vai permitir a implementação de acções concretas que fortalecem a capacidade institucional e estratégica de Angola.
“Este seminário é um exemplo claro de como a cooperação internacional pode traduzir-se em resultados tangíveis: desde a partilha de metodologias de prospecção de investimento, até à promoção das exportações e à atracção de investimento directo estrangeiro”, disse, acrescentando que através deste trabalho conjunto, Angola aproxima-se de melhores práticas internacionais e de uma integração mais dinâmica nas cadeias de valor globais.
O Seminário “Boas práticas para a Promoção de Exportações e Atração de Investimentos no Sector da Agricultura e Agroindústria”, que arrancou nesta segunda-feira, 29, na sede da AIPEX em Luanda, vai até ao dia 2 de outubro próximo, e conta ainda com um painel sobre investimento em sectores prioritários, zonas de prospeção entre outros, com foco em seis países africanos, nomeadamente Marrocos, Tunísia, Senegal, Costa do Marfim, áfrica do Sul e Angola.