Connect with us

Economia

BNA volta a vender dólares aos bancos comerciais

Published

on

O Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu 945 milhões aos bancos comerciais no primeiro mês de 2018, o que representou um aumento de 15,90% face a Dezembro de 2017.

A informação consta de uma nota de imprensa produzida no final da reunião mensal do Comité de Política Monetária (CPM) do BNA, ocorrida nesta quarta-feira, 28, onde se esclarece ainda que em resultado dos leilões organizados durante o mês de Janeiro de 2018, “o Euro e o Dólar dos Estados Unidos valorizaram 39,50% e 24,88%, respectivamente, face à moeda nacional”.

O CPM decidiu também manter as taxas de juro das facilidades permanentes de cedência e absorção de liquidez em 20% e 0%, respectivamente, assim como manteve o coeficiente de reservas obrigatórias dos bancos comerciais em 21%.

Por outro lado, o banco central decidiu nesta quarta-feira manter, pelo terceiro mês consecutivo, a taxa básica de juro a 18% /ano, depois de analisado os principais indicadores macroeconómicos, como a taxa de inflação.

Em finais de Novembro de 2017, o BNA viu-se obrigado a aumentar a taxa básica de juros de 16% para 18%, medida tomada para controlar a subida da inflação acumulada, numa altura em que os registos actuais indicarem que o IPCN (Índice de Preços do Consumidor Nacional), que inclui todas as províncias, registou uma variação mensal de 1,47% (-0,78 p.p.) e de 22,72% nos últimos 12 meses (-0,95 p.p.).

O CPM decidiu, igualmente, manter as taxas de juro das facilidades permanentes de cedência e absorção de liquidez em 20% e 0%, respectivamente, assim como manteve o coeficiente de reservas obrigatórias dos bancos comerciais em 21%.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas