Connect with us

Economia

BNA volta a autorizar venda de divisas para viagens

Published

on

O Departamento de Controlo Cambial do BNA emitiu um comunicado a autorizar os bancos a voltarem a tratar das solicitações de operações de venda de divisas para viagens.

O documento alude a um “processo de retoma das deslocações ao exterior do país por motivos de várias ordem”, para permitir que, a partir de quinta-feira, as solicitações que entrassem para operações de viagem nas Instituições Financeiras Bancárias voltassem a ser tratadas.

Com o novo decreto, divulgado na passada quinta-feira, 2, o BNA levantou uma suspensão das operações de venda de divisas para viagens ordenada aos bancos comerciais na segunda quinzena de Abril, quando transacções cambiais dessa natureza eram reportadas, apesar da cerca sanitária imposta pelo Estado de Emergência, decretado um mês antes.

Como alvos imediatos dessa decisão, estão as excepções previstas no regulamento do Decreto que institui a Situação da Calamidade Pública, entre os quais se contam as deslocações por motivos humanitários ou de serviço, avança o Jornal de Angola.

O documento do BNA aponta a capacidade financeira do cliente e o montante global anual de USD 120 mil como os únicos limites que podem ser aplicados pelos bancos comerciais na venda de moeda estrangeira para cobertura de operações cambiais de natureza privada, eliminando quaisquer outros impedimentos relativos à finalidade ou periodicidade da operação.

O BNA recomenda, nessas operações, a atribuição de cartões de pagamento de marca internacional, reduzindo-se, dessa maneira, o risco associado ao transporte de valores.