Connect with us

Economia

BNA tem luz verde para emitir e pôr em circulação nova família de kwanzas

Redação

Published

on

Com 121 votos a favor, 51 abstenções e nenhum voto contra, foi hoje aprovada, na globalidade, a Proposta de Lei que Autoriza o Banco Nacional de Angola a Emitir e Pôr em Circulação uma Nova Família de Notas do Kwanza, durante a 4ª Reunião Plenária Ordinária da Assembleia Nacional, que prossegue amanhã, às 09 horas.

À excepção da UNITA, que se absteve da votação, os deputados das demais forças políticas com assento no Parlamento (PRS, CASA-CE e MPLA) votaram a favor do documento.

De acordo com o Deputado Raúl Danda, o Grupo Parlamentar da UNITA não considera prioritária a emissão de novas notas, numa altura em que o país “rasteja” para a obtenção de recursos. Questionou, por isso, se é mesmo oportuno e urgente gastar milhões na emissão de novas notas.

“Milhões que poderiam servir para alguma comida na mesa do cidadão,algum medicamento para lhe assegurar a saúde, alguma água para mitigar a sede e um tecto para lhe proteger das intempéries”, contestou o parlamentar do Partido do Galo Negro.

Apesar de concordar com a emissão e a entrada em circulação da nova família de notas do Kwanza, o PRS, representado pelo Deputado Benedito Daniel, alerta para a ocorrência de uma eventual desvalorização da moeda. A mesma questão foi rebatida pelo Grupo Parlamentar do PRS, na voz do Deputado Leonel Gomes, que apela as autoridades competentes a controlarem qualquer especulação nesse sentido, que conduza ao “agravamento do custo de vida dos angolanos”, que já se encontram numa situação difícil.

Por sua vez, a Deputada Idalina Valente, em representação do Grupo Parlamentar do MPLA, fez saber que a Lei ora aprovada terá influência na estabilização macroeconómica, visto que a política monetária proposta vai permitir controlar “a quantidade de moeda em circulação, face a disponibilidade de bens e serviços, em determinados grupos”.

Segundo a parlamentar, o MPLA reconhece que a Lei vai igualmente permitir o reforço dos mecanismos de segurança e evitar situações de falsificação e contrafacção da moeda, “o que periga a tão almejada estabilidade macroeconómica”.

O Grupo Parlamentar do MPLA manifestou regozijo pela introdução de novos elementos de identidade nacional que passam a estar inseridos na nova famílias de notas do Kwanza.

A nova família de notas do Kwanza deverá entrar em circulação até ao mês de Junho do ano em curso.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (18)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (73)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (13)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania