Ligar-se a nós

Economia

BNA subsidia KZ 300 milhões para massificar TPA’s de micro empreendedores

Publicado

em

O Banco Nacional de Angola procedeu nesta quinta-feira, 11, em Luanda, o lançamento do programa de massificação de uso de Terminais de Pagamento Automático (ATM) para micro empreendedores.

A iniciativa está enquadrada no âmbito do fomento da política de inclusão financeira, visando expandir e melhorar o acesso da população aos produtos e serviços financeiros, em especial, das pessoas de baixa renda e dos micro empreendedores, vendedores de mercados.

O referido lançamento foi marcado com assinatura, no Museu da Moeda, um acordo de adesão, entre BNA e os bancos comerciais, relativo ao Programa de Massificação de Terminais de Pagamento Automático (TPA), associado ao Regime de Contas Simplificadas.

Nos termos e condições do referido acordo, ao Banco Nacional de Angola cabe subsidiar a aquisição de 2.500 TPA, com um encargo global de Kz 300.000.000, 00 (trezentos milhões de kwanzas), para micro empresas ou empreendedores em nome individual titulares de contas bancárias simplificadas para fins comerciais.

Os bancos comerciais que aderiram ao Programa, nomeadamente Banco Sol, Banco Valor, Banco Prestígio, Banco Caixa Geral Angola, Banco Comercial Angolano, Banco Yetu, Finibanco, Banco Keve e Standard Bank Angola, comprometeram-se em criar todos os procedimentos de controlo interno, capacitar os seus recursos humanos e montar a infraestrutura técnica de suporte, com vista a assegurar a operacionalização do Programa Massificação de TPA’s, prestando o produto em condições apropriadas de qualidade e eficiência, ajustadas ao segmento de mercado que se pretende atingir.

De recordar, que a presente iniciativa se enquadra na materialização efectiva da estratégia de inclusão financeira adoptada pelo governo angolano no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD